segunda-feira, 6 de outubro de 2008

8a aula - vespertino - 30/09/08

1) vídeo motivando para vendas - palestrante Alfredo Rocha; 2) Cadastro de fornecedores - trabalho em equipe (folhetos Equipotel); 3) Distribuição de modelos: Cadastro de fornecedores; Levantamento de preços; Solicitação de Compras; Ordem de Compras; e texto Marketing & Vendas (Caso REal); REsolução parcial da atividade das prioridades do marketing - baseados nos textos e apostila pg. 59/60; 4) Avaliação do desempenho do hotel (pg. 62/64); apresentação dos cálculos para taxa de ocupação; diária média; rev-par; market share; 5) REservas.

Com a autorização da aluna, transcrevo seu excelente relato que, além de resumir o filme de forma brilhante, ligou o tema ao conteúdo do curso, a saber:
Relato sobre o filme "À procura da Felicidade", da aluna Lívia
"A história acontece na década de 80. O personagem principal é Chris Gardner, vivido por Will Smith. O filme gira em torno de alguns pontos distintos e decisivos em qualquer história de vida.
1. Dinheiro: O problema não é o dinheiro em si, e sim a falta dele. A dificuldade financeira pode destruir as melhores relações, principalmente onde não há um verdadeiro amor, tanto que no filme, a prova disso foi a esposa, que abandona o marido e o filho por não tolerar as dificuldades.
Claro que só para identificar melhor a personagem da esposa, entra outro ponto: 0 egoísmo; que sem sombra de dúvidas derruba relações, e é totalmente desprezível.
2.Perseverança: foi ela que esteve todo o tempo com Chris Gardner, suportando tantas provas junto com seu filho; e ele realmente perseverou, pois era um homem com príncipios, com brio e com sonhos... afinal, o que seria de nós sem os nossos sonhos?
3. Tolerância: se ele não fosse tolerante, ela não conseguiria ter suportado, com tanta resignação, o abandono e a rejeição da esposa; as humilhações sofridas diariamente por seus credores, em seu trabalho... "engolir sapos", mesmo não sendo tão saborosos e de fácil digestão, é necessário em todas as profissões e setores da vida cotidiana. A tolerância é sempre uma aliada, e para Chris foi de grande valia, principalmente quando sofreu as humilhações, desprezos; quando foi excluído e até rechaçado por pessoas de alma pequena.
4. Amor: sentimento mor, a base para toda e qualquer relação. É o que constrói, dá força, coragem... é o que nos hipermeabiliza, nos envolve em uma couraça, com um escudo para que possamos enfrentar as dificuldades, crises, problemas e adversidades. Para Gardner, esse amor puro, essa essência divina, estava todo o tempo ao seu lado, sendo seu motivacional... era a materialização do amor; seu impulso para tudo: O filho.
Claro, que mesmo sendo um sentimento, podemos usá-lo de duas formas: a racional e a emocional. E Gardner, como ser humano, estava ali, passivo de erros e por vezes errou, agindo de maneira emocional, talvez "metendo os pés pelas mãos", mas, ele estava tentando, sem cessar, modificar aquela situação, aquele destino, que parevia irremediavelmente traçado com triste fim. Mas, ele quando encontrou seu ponto de equilíbrio, agiu com amor sim, e de uma maneira racional, o que possibilita enxergar as coisas mais claras e perceber soluções onde antes nada se via.
PARAR - RACIOCINAR - AGIR
5. Paciência: ele teve muita, principalmente, quando semeou, sem saber de fato o que iria colher. Quando trabalhou por 6 meses sem retorno, por acreditar no que fazia, por acreditar no "happy end", mesmo sabendo que o futuro é incerto. Contudo ele foi um ótimo administrador de sua vida. Fazendo um comparativo, a grosso modo, ele estava com uma empresa falida e a transformou em um negócio lucrativo, e que atrairia muitos investidores.
- Planejou (fixou objetivos);
- Avaliou (reconheceu os pontos problemáticos);
- Organizou (solucionou problemas);
- Comunicou (ao máximo e se motivou);
- Negociou (mediou situações / diplomacia);
- Decidiu (tomou decisões em momentos cruciais / teve 'insights');
- Avaliou (cada momento e situação);
- Controlou e modificou (suas atitudes para acertar /reforma íntima).
6. Felicidade: o personagem olhava para o seu entorno e ficava admirado com todos aqueles rostos sorridentes nas ruas, pessoas demonstrando abertamente sua alegria, sua felicidade, e ele se questionava a respeito de si próprio e de sua vida: "Por que ele não podia ser feliz também? Como conseguir atingir esse padrão de espírito?" Ele teve que aprender a lidar com as situações adversas, que iam contra essa felicidade. Ele aprende a transformar situações de impedimento para conquistar o seu 'chi' (energia vital). Assim, ele se predispôs a outros sentimentos. Ele ficou disponível à percepção, a receber equilíbrio e a tão sonhada felicidade!
Gardner, realmente teve que ter uma força interior muito grande para lidar com todas as perturbações do comportamento humano, como: orgulho; apego; egoísmo; ambição; inveja; agressão; estresse; depressão; e insegurança. Para isso ele necessitou de fazer mudanças em seu íntimo, ele cresceu, teve um auto-desenvolvimento e encontrou as respostas para seus dilemas.
Lívia.

(Parabéns, Lívia, belíssimo!)
Dez, d+, Celly.

Nenhum comentário: