quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Relatório de aula - Daniela Melo

Transcrevo abaixo relatório de Daniela. Parabéns Dani, obrigada por permitir a publicação.
ADMINISTRAÇÃO
Bom aqui está um resumo de tudo que achei interessante destacar e o que vem me edificando no meu dia a dia principalmente no setor profissional. O mais legal é que o curso está superando minhas expectativas em todos os sentidos porque achava que só ia sentar e escrever, e ouvir uma explicação sobre os assuntos mencionados, e não está além porque temos união em aula onde todos expõem seus pontos de vista e no final o HAHU descarrega tudo que aflige nossa vida, bem divertido pra se aprender.
Filmes relacionados à aula:
Kung-Fu Panda: Nesse filme o que mais me chamou atenção foi à determinação, e o mestre ter acreditado que ele tinha capacidade. O legal foi quando ele subiu no armário para “comer”, que era sua habilidade principal rs, e o mestre percebeu que era questão de treiná-lo e tudo daria certo, sua inteligência o fez superar expectativas e claro tudo deu certo!
Em Busca da Felicidade: Nossa esse filme é exemplo e lição de vida, porque passar o que o Cris passou não é qualquer humano que conseguiria, ele foi além dos seus limites e forças, o seu equilíbrio emocional estava totalmente abalado e por pouco não se acabou. A questão é que ele errou inicialmente porque antes de entrar num projeto deveria ter planejado, analisado a aceitação no mercado antes de investir em algo que já estava ultrapassado, mas isso serviu para ele buscar estratégia e vencer, como tinha habilidade com números foi o foco para se destacar, infelizmente ele estava praticamente sozinho porque a esposa já estava desgastada daquela situação e não apoiou em nenhum momento, pelo contrário só criticava, ele falhou também em não saber lidar com sua situação familiar, mas o importante é que ele aprendeu com seus erros e buscou a felicidade de maneira exemplar e virou um grande empresário. Persistência e determinação foram fontes principais que analisei dessa historia. Devemos colocar certas lições em pratica no nosso dia a dia.
Apostilas
As apostilas fornecidas no curso destacam sobre cidadania, direitos e deveres que temos a cumprir, ética que é muito importante em qualquer setor. Aprendemos também sobre a hospitalidade, onde houve situações que foram discutidas e apresentadas em forma de teatro, bem legal. O mais interessante pra mim foi sobre o desenvolvimento comportamental de como ter equilíbrio em diversas situações, de como manter sua corpo e mente em equilíbrio, porque há vários tipos de comportamentos e para manipulá-los só estando em equilíbrio total porque sem ele nunca seremos líder.
Foi explicado também sobre o processo de hospedagem desde a recepção até o check out que seria a saída ou finalização da estadia do cliente, o interessante dessa parte que seria bom destacar é que a recepção é onde tem que haver o perfeito atendimento por que dali que ele tirará toda sua impressão inicial sobre o restante.
Agora está na parte que estou sofrendo pois sempre fui péssima de matemática, mas acredito em mim e na minha capacidade, seja o que Deus quiser, contas e contas, lições de como calcular lucros e despesas de todos os setores de um hotel é complicado mas, é preciso aprender, só não vou ainda falar sobre porque não tirei nenhuma conclusão que fosse importante destacar. Mas absorvi bastante conhecimento com esse material.
Mensagens
20/08 – Como uma águia no cume, não perca a perspicácia. Mas a perspicácia só cresce através de perigos.
Olhar bem para as coisas que a vida nos traz, mas só teremos resultados bons através de barreiras que vão surgindo.
27/08 – Não vos preocupeis, pois pelo dia de amanhã. A cada dia basta o seu cuidado.
Se aplicarmos coisas boas no nosso dia a dia, não teremos que nos preocupar com o amanhã, porque nossos atos de hoje são reflexos do nosso futuro.
03/09 – Filha, a tua fé te fez ficar boa (Marcos 5: 25-34).
Esse texto bíblico é referente a filha de Jairo, um dos presidentes da sinagoga que suplicou aos pés de Jesus pedindo que colocasse as mãos em sua filha para cura-la, e diante da multidão havia uma mulher que padecia de um fluxo de sangue, e já tinha se submetido a muitos recursos e ouviu as coisas a respeito de Jesus, veio então por de traz e disse se eu apenas tocar em sua roupagem ficarei boa, foi quando Jesus virou-se e disse tua fé te fez ficar boa, o que entende é que tudo que queremos alcançar nos conseguimos mas temos que ter fé e acreditar que é possível.
17/09 – A escuridão é finita, mas a luz manifesta-se infinitamente.
No meu ponto de vista a luz que se refere aqui são sonhos que são infinitos e não se acaba basta buscar que eles acontecem. Agora se achar que é impossível ficarão como a escuridão, vão se findar.
24/09 – Fiquem longe de tudo o que os derrube a adira ás coisas que os edifiquem.
Adirar é o mesmo que acrescentar, ou seja, buscar coisas que edifiquem sua vida, sua profissão pra crescer, pois muitos obstáculos são encontrados para que desista de seus objetivos, mas a vida mostra caminhos pra trilhar basta pensar com cautela e examinar o que é melhor a fazer.
01/10 – Quando, você age a partir da consciência do momento presente, o que quer que faça fica imbuído de qualidade, cuidado e amor mesmo a mais simples ação.
Agir com a consciência do momento presente quer dizer que ás vezes fazemos algo sem pensar seguimos de imediato a nossa mente, temos que tomar cuidado e fazer o algo que seja penetrado ou impregnado de qualidade, tendo sempre amor que é muito importante.
Palestras em vídeo
Resumo de tudo que foi falado, discutido em sala e me edificou muito, importância em servir: Acho que nunca tinha feito essa pergunta a mim mesmo gosto eu de servir?
O que preciso fazer para agradar os hóspedes, melhorar meu atendimento, convívio com pessoas e crescer profissionalmente, essas dicas que vou relatar foram pontos que memorizei e me fizeram refletir e melhorar meu trabalho.
“Falha zero, satisfação total”.
Competência, dignidade, e respeito afinal nós proporcionamos sonhos!
Hoje o mercado precisa que as redes hoteleiras se juntem façam parcerias porque a qualidade hoje faz a sobrevivência, o mercado está muito competitivo, então se exige responsáveis e comprometidos principalmente na liderança. Trabalhar com qualidade ajuda todos na empresa, porque crescemos junto com ela se houver seus lucros, temos que se preocupar em tudo não apenas fazer aquilo que fomos contratados e sim aguçar o ego, aprender com todos os setores, preocupar com detalhes que deles saem às diferenças, onde nos destacamos.
Busquem falhas antes que elas aconteçam ninguém tropeça em montanhas nem mesmo o cego!
Fazer uma alta análise de si antes de apontar o próximo é muito importante, e eu estou me policiando a cada dia mais.
Crosstraining: Buscar novas experiências interesse em todos os setores, saber ouvir, isso melhora com os colaboradores e os clientes, que vai fidelizar sua presença, afinal depende deles o nosso emprego, ser criativo e desenvolver algo incomum, é também muito importante.
Temos também que nos adaptar com mudanças e saber se controlar quando as coisas não estão bem, se usarmos frases afirmativas para equilibrar a mente o universo vai responder a nosso favor, muitas vezes a pessoa não aceita estar errado, mas porque, qual o mau em estar errado ou admitir, portanto temos que abrir a mente e o coração.
Devemos evitar o reetrabalho, além de ser desgastante pra nos, sai insatisfeito nos, o cliente e a empresa terão prejuízo, lembrar que somos um funcionário de multi funções, o hospede é a estrela, temos que suprir suas necessidades, então saber administrar é o verdadeiro empreendedor.
Outra coisa muito importante é saber trabalhar em equipe, não podemos ser individualistas, ser flexível, empatia se colocar no lugar do outro, dar o melhor atendimento para o cliente sair satisfeito.
Marque presença, dizer sempre algo positivo as vezes num olhar nós mostramos ao cliente que notamos ele e que ele é importante pra nós, a recepção é o setor mais importante é o que vai definir toda a visita dele então tem que ser o melhor, estar informado sobre todo os serviços que o hotel possui, pois é muito desagradável um cliente perguntar algo e não saber responder, fica aquele vago e ele vai pensar...como uma pessoa vende algo que nem conhece?.
Então a conclusão que tirei é o que a professora Celly disse precisamos todos T.B.C, Rs.
Conclusão: Eu era uma pessoa muito egoísta e hoje estou bastante flexível, sabendo ouvir e respeitar as pessoas, mas acho que o ser humano é um bicho complicado por que é difícil fazer o possível para mudar e do outro lado as não acontece isso a reação de qualquer pessoa dependendo da situação é automática pelo menos comigo, porém melhorei 90% , muito feliz com minhas mudanças, quero concluir esse curso porque sei que vai refletir ainda mais na minha vida, tanto profissional como pessoal também.
Quero agradecer ao sindicato por fornecer esse e outros cursos que são muito importantes pra quem trabalha na rede hoteleiro, e claro a seus colaboradores. Obrigada!

“Segundo conceito tradicional das relações entre pessoas, o código da hospitalidade é sagrado. Beber da mesma água e comer do mesmo sal cria um vinculo místico e a hospitalidade é uma comunhão que cria laços duradouros” Abdelwahab Bouhdiba.

Meu Lema:
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Aprender a ser

Nenhum comentário: