quinta-feira, 30 de abril de 2009
Matutino - 29/04/09 - 11a aula
Aviso: Palestra Dr. Caio Cortez, dia 07/05/09 - 18 horas na escola.
Solicitado: Fotos e relatório das 10 primeiras aulas.
* vídeo hotel no cinema;
* vídeo: Pilotando o fogão, com Prof. Chef Aiglon Viviani "Brachola sem Palito"
* Revisão da planilha de custos, refletindo o fluxo das operações desde a requisição, compra, estoque, ficha técnica, contabilidade, contas a pagar, até a apuração de custos e preço de venda.
* Trabalho em equipe: Ações visando o aumento da lucratividade.
1) Francisca, Martins, Acir, Fran e Cristiane: manter o camarão no cardápio, pois faz parte do grupo de peixes (público alvo); aumentar preço do camarão; diminuir custo (diminuindo a porção do camarão agregando acompanhamento); promover venda da massa - festival de massa com uma taça de vinho; incrementar a venda de vinhos; aumenta a venda p/ mesa; aumenta lucratividade.
2) Elida: Pesquisa de mercado; pesquisa fornecedores p/ baixar o custo do peixe e assim aumentar sua lucratividade; incentivar a venda de massas e frango - festival; baixar o custo do camarão e aumentar o seu preço de venda; promoção com estimulo à venda de vinho - fazer parceria c/ distribuidor de vinhos.
3) Domingos, Diego, Marlene, Marcia: Promoção do camarão, incluindo uma variedade "camarão c/ fettucchine" baixar o custo e aumentar as vendas.
Solicitado: Fotos e relatório das 10 primeiras aulas.
* vídeo hotel no cinema;
* vídeo: Pilotando o fogão, com Prof. Chef Aiglon Viviani "Brachola sem Palito"
* Revisão da planilha de custos, refletindo o fluxo das operações desde a requisição, compra, estoque, ficha técnica, contabilidade, contas a pagar, até a apuração de custos e preço de venda.
* Trabalho em equipe: Ações visando o aumento da lucratividade.
1) Francisca, Martins, Acir, Fran e Cristiane: manter o camarão no cardápio, pois faz parte do grupo de peixes (público alvo); aumentar preço do camarão; diminuir custo (diminuindo a porção do camarão agregando acompanhamento); promover venda da massa - festival de massa com uma taça de vinho; incrementar a venda de vinhos; aumenta a venda p/ mesa; aumenta lucratividade.
2) Elida: Pesquisa de mercado; pesquisa fornecedores p/ baixar o custo do peixe e assim aumentar sua lucratividade; incentivar a venda de massas e frango - festival; baixar o custo do camarão e aumentar o seu preço de venda; promoção com estimulo à venda de vinho - fazer parceria c/ distribuidor de vinhos.
3) Domingos, Diego, Marlene, Marcia: Promoção do camarão, incluindo uma variedade "camarão c/ fettucchine" baixar o custo e aumentar as vendas.
Vespertino - 28/04/09
Aviso Palestra: "Esclarecimentos s/ Convenção", dia 07/05/09 - 18 horas, na escola.
- solicitação fotos de quando crianças e check list dos lanches p/ próxima aula;
* Apuração de custos: Custo Variável; Lucro Bruto; Custo Fixo; Lucro Líquido;
* trabalho em equipe: Considerando a planilha de custos que atitudes tomaria para aumentar a lucratividade do restaurante?
1) Vitor, Priscila, Dulcineide e Niomedes: Pesquisa com fornecedores para diminuir o custo; acrescentar prato similar de massa; pesquisa de opinião; promoções p/ incrementar vendas.
2) Ricardo, Michel, Caroline, Sara e Madalena: Melhorar as compras, buscando novos fornecedores; aumentar o preço do camarão; promoção massa e vinho; qualificar pessoal do restaurante para melhorar as vendas e premiações.
3) Fabiana, Iracilda e Silvaneide: Promoções; buscar baixar custo variável - novos fornecedores; baixar o custo do prato mais vendido; promoções p/ incrementar a venda de massas; treinamento dos garçons p/ aumentar vendas.
- solicitação fotos de quando crianças e check list dos lanches p/ próxima aula;
* Apuração de custos: Custo Variável; Lucro Bruto; Custo Fixo; Lucro Líquido;
* trabalho em equipe: Considerando a planilha de custos que atitudes tomaria para aumentar a lucratividade do restaurante?
1) Vitor, Priscila, Dulcineide e Niomedes: Pesquisa com fornecedores para diminuir o custo; acrescentar prato similar de massa; pesquisa de opinião; promoções p/ incrementar vendas.
2) Ricardo, Michel, Caroline, Sara e Madalena: Melhorar as compras, buscando novos fornecedores; aumentar o preço do camarão; promoção massa e vinho; qualificar pessoal do restaurante para melhorar as vendas e premiações.
3) Fabiana, Iracilda e Silvaneide: Promoções; buscar baixar custo variável - novos fornecedores; baixar o custo do prato mais vendido; promoções p/ incrementar a venda de massas; treinamento dos garçons p/ aumentar vendas.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Relato de Visita Técnica ao San Raphael - Turma matutina
Agradeço à Cristiane pelo belo relato. Parabéns!! (mais um dez...) Segue o texto. Celly
Relatório : Visita Técnica Hotel San Raphael - Largo do Arouche – São Paulo
Data: 08/04/09 das 08:30hr às 11:00hr.
Por: Cristiane Valera
Fomos recepcionados pelo Gerente Geral Sr. Erivan Dantas que esta no San Raphael há 23 anos, nos falou um pouco sobre o hotel mas, principalmente nos mostrou o lado humano e sensível de como o hotel é administrado.
Depois desfrutamos de um delicioso coffee break, posteriormente fomos apresentados a Srta. Jô – Gerente de RH que esta no San Raphael há 33 anos uma profissional brilhante realmente uma gerente coach que utiliza-se de sua própria experiência para estimular, compreender e inspirar o outro a dar o melhor de si, que conhece realmente como gerenciar equipes, mantendo-a motivada e estimulada mostrando uma direção, credibilidade e um encorajamento genuíno liderado pelo coração pois, seus olhos brilham ao falar sobre sua profissão e do hotel.
O San Raphael hotel é realmente uma referencia para o mercado hoteleiro, pois visa a satisfação total dos clientes internos e externos.
Internos (profissionais – quadro de funcionários): onde trabalham com ética e respeito, se preocupam em manter os profissionais capacitados ( treinamentos semestral para chefes e gerentes – treinamento da habilidade operacional qdo necessário especifico para os departamentos governança, recepção, restaurante, cozinha, lavanderia e PABX – acompanhamento semanal com consultoria no depto de marketing e vendas – treinamentos trimestrais para todos os departamentos de atendimento ao cliente, motivação, comunicação, trabalho em equipe e administração do tempo), motivados (prêmios para camareira –andar mais limpo, garçom do mês, depto com zero reclamação dos hospedes) e comprometidos (através de incentivo de melhoria de cargos e salários dentro do próprio hotel – sua filosofia já que não terceirizam mão-de-obra pois, não compartilham dos valores do hotel), monitorando os resultados através de reuniões departamentais com o diretor pelo menos uma vez por mês, assim como através de pesquisa de opinião deixada em cada quarto (onde o hospede pode indicar um funcionário pelo atendimento e serviço prestado) e através desta pesquisa a cada indicação o funcionário recebe um certificado e é parabenizado publicamente, o funcionário que mais recebe indicações no final do ano recebe o prêmio de Funcionário Cortez do Ano e uma viagem de 04 dias com acompanhante. Outra particularidade interessante é a reciclagem de lixo e alumínio que alem de ser uma responsabilidade social o dinheiro vai sendo direcionado para uma conta que no final do ano se junta com o valor ofertado pela diretoria e se faz um festa maravilhosa de final de ano com direito a prêmios de primeira qualidade para os funcionários do hotel.
Externos (hospedes): Para os hospedes o San Raphael é extraordinário pois, se preocupa com os mínimos detalhes para que o hospede não sinta falta de nada, além de surpreendê-lo ( um hospede que sai antes do café da manhã se oferece o desjejum com a opção de levar o café da manhã em uma sacola ou até mesmo tomar o café no quarto ou então outro cuidado é qdo um hospede pede para ser acordado pelo hotel e o mesmo é chamado pelo nome, diz a temperatura e no caso de estar chovendo já é indicado aonde ele pode adquirir um guarda-chuva ) são estes pequenos cuidados que fazem a diferença.
Banheiro restaurante : possue listerine (para o caso do usuário ter uma reunião e ter esquecido a pasta e escova de dentes), maquina de limpar (polir) sapatos, banheiro para deficientes muito bem equipado.
Banheiros dos quartos: todos muito bem ventilados (claros), com hidromassagem.
Possuem 214 apartamentos (450 leitos): dentre eles temos quartos para alérgicos (não possuem tapetes), quartos para não fumantes, todos os quartos estão equipados com sinal para capitação de banda-larga wirelless, secador de cabelos, cofre individual (cód e senha independente criado pelo próprio cliente – além do cofre da recepção), frigobar abastecido, TV a cabo.
Alimentação (restaurante): Trabalham dentro do manual de procedimentos e de boas práticas de vigilância sanitária de alimentos, portanto, não sai nada quente abaixo de 90°C para consumo. Todos os produtos são etiquetados e se vier a ocorrer de algum cliente dizer que passou mal com algum alimento consumido no hotel, se consegue efetuar um laudo após analise do produto e comprovação da isenção do hotel perante o fato. Todos os fornecedores cadastrados também possuem as mesmas normas.
Preços: tentam praticar preços justos para o mercado mas, não conseguem abaixar muito pois, trabalham com toda a documentação em dia e produtos de ponta.
Licitações: Poucos hotéis no estado de São Paulo podem participar de licitações pois, não trabalham com toda documentação em dia e mais uma vez o San Raphael sai na frente e ganha varias licitações para convenções pois, além da ótima localização, possui ótimo espaço nas suítes e muito conforto.
Serviços oferecidos: hospedagens, convenções, restaurante, café da manhã, choperia, lavanderia, acordo com teatros, city tour, salão de cabeleireiros, bussines Center, serviço de concierge, telefonista bilíngüe, estacionamento e room sérvice 24hr.
Particularidades do Hotel San Raphael
Tipo: Negócios e Convenções
Proprietários: 02 (inclusive tivemos a grata surpresa de também conhecermos pessoalmente o Sr.Raphael, e neste momento tive absoluta certeza de como o San Raphael consegue ser o melhor hotel da cidade de SP desde 1970 pois, o Sr. Raphael tem uma aura muito boa e consegue transmitir credibilidade e confiança no olhar).
Classificação: 04 estrelas (somente não é 05 estrelas pois, não possui disponibilidade estrutural para uma piscina),
Taxa de ocupação no mês de Março / 09 : 65%
Responsabilidade social: além da reciclagem de lixo e alumínio, substituíram a energia elétrica por caldeiras com gás natural, economizam água com torneiras modernas de baixa vazão, e qdo o hospede esquece algo no quarto após 06 meses vão para doação de entidade credenciadas.
Departamento Marketing : se utiliza de mala direta, telemarketing, prospecção de mercado através de visitas, feiras, jornais, televisão e revistas.
Principais concorrentes: Bourbon, Confort, Normandi, Ecelsior e Jaraguá.
Lavanderia: Lavam 32 toneladas de roupa por mês (possuem 06 funcionários)
Gestão de RH: dentro do próprio hotel.
Data: 08/04/09 das 08:30hr às 11:00hr.
Por: Cristiane Valera
Fomos recepcionados pelo Gerente Geral Sr. Erivan Dantas que esta no San Raphael há 23 anos, nos falou um pouco sobre o hotel mas, principalmente nos mostrou o lado humano e sensível de como o hotel é administrado.
Depois desfrutamos de um delicioso coffee break, posteriormente fomos apresentados a Srta. Jô – Gerente de RH que esta no San Raphael há 33 anos uma profissional brilhante realmente uma gerente coach que utiliza-se de sua própria experiência para estimular, compreender e inspirar o outro a dar o melhor de si, que conhece realmente como gerenciar equipes, mantendo-a motivada e estimulada mostrando uma direção, credibilidade e um encorajamento genuíno liderado pelo coração pois, seus olhos brilham ao falar sobre sua profissão e do hotel.
O San Raphael hotel é realmente uma referencia para o mercado hoteleiro, pois visa a satisfação total dos clientes internos e externos.
Internos (profissionais – quadro de funcionários): onde trabalham com ética e respeito, se preocupam em manter os profissionais capacitados ( treinamentos semestral para chefes e gerentes – treinamento da habilidade operacional qdo necessário especifico para os departamentos governança, recepção, restaurante, cozinha, lavanderia e PABX – acompanhamento semanal com consultoria no depto de marketing e vendas – treinamentos trimestrais para todos os departamentos de atendimento ao cliente, motivação, comunicação, trabalho em equipe e administração do tempo), motivados (prêmios para camareira –andar mais limpo, garçom do mês, depto com zero reclamação dos hospedes) e comprometidos (através de incentivo de melhoria de cargos e salários dentro do próprio hotel – sua filosofia já que não terceirizam mão-de-obra pois, não compartilham dos valores do hotel), monitorando os resultados através de reuniões departamentais com o diretor pelo menos uma vez por mês, assim como através de pesquisa de opinião deixada em cada quarto (onde o hospede pode indicar um funcionário pelo atendimento e serviço prestado) e através desta pesquisa a cada indicação o funcionário recebe um certificado e é parabenizado publicamente, o funcionário que mais recebe indicações no final do ano recebe o prêmio de Funcionário Cortez do Ano e uma viagem de 04 dias com acompanhante. Outra particularidade interessante é a reciclagem de lixo e alumínio que alem de ser uma responsabilidade social o dinheiro vai sendo direcionado para uma conta que no final do ano se junta com o valor ofertado pela diretoria e se faz um festa maravilhosa de final de ano com direito a prêmios de primeira qualidade para os funcionários do hotel.
Externos (hospedes): Para os hospedes o San Raphael é extraordinário pois, se preocupa com os mínimos detalhes para que o hospede não sinta falta de nada, além de surpreendê-lo ( um hospede que sai antes do café da manhã se oferece o desjejum com a opção de levar o café da manhã em uma sacola ou até mesmo tomar o café no quarto ou então outro cuidado é qdo um hospede pede para ser acordado pelo hotel e o mesmo é chamado pelo nome, diz a temperatura e no caso de estar chovendo já é indicado aonde ele pode adquirir um guarda-chuva ) são estes pequenos cuidados que fazem a diferença.
Banheiro restaurante : possue listerine (para o caso do usuário ter uma reunião e ter esquecido a pasta e escova de dentes), maquina de limpar (polir) sapatos, banheiro para deficientes muito bem equipado.
Banheiros dos quartos: todos muito bem ventilados (claros), com hidromassagem.
Possuem 214 apartamentos (450 leitos): dentre eles temos quartos para alérgicos (não possuem tapetes), quartos para não fumantes, todos os quartos estão equipados com sinal para capitação de banda-larga wirelless, secador de cabelos, cofre individual (cód e senha independente criado pelo próprio cliente – além do cofre da recepção), frigobar abastecido, TV a cabo.
Alimentação (restaurante): Trabalham dentro do manual de procedimentos e de boas práticas de vigilância sanitária de alimentos, portanto, não sai nada quente abaixo de 90°C para consumo. Todos os produtos são etiquetados e se vier a ocorrer de algum cliente dizer que passou mal com algum alimento consumido no hotel, se consegue efetuar um laudo após analise do produto e comprovação da isenção do hotel perante o fato. Todos os fornecedores cadastrados também possuem as mesmas normas.
Preços: tentam praticar preços justos para o mercado mas, não conseguem abaixar muito pois, trabalham com toda a documentação em dia e produtos de ponta.
Licitações: Poucos hotéis no estado de São Paulo podem participar de licitações pois, não trabalham com toda documentação em dia e mais uma vez o San Raphael sai na frente e ganha varias licitações para convenções pois, além da ótima localização, possui ótimo espaço nas suítes e muito conforto.
Serviços oferecidos: hospedagens, convenções, restaurante, café da manhã, choperia, lavanderia, acordo com teatros, city tour, salão de cabeleireiros, bussines Center, serviço de concierge, telefonista bilíngüe, estacionamento e room sérvice 24hr.
Particularidades do Hotel San Raphael
Tipo: Negócios e Convenções
Proprietários: 02 (inclusive tivemos a grata surpresa de também conhecermos pessoalmente o Sr.Raphael, e neste momento tive absoluta certeza de como o San Raphael consegue ser o melhor hotel da cidade de SP desde 1970 pois, o Sr. Raphael tem uma aura muito boa e consegue transmitir credibilidade e confiança no olhar).
Classificação: 04 estrelas (somente não é 05 estrelas pois, não possui disponibilidade estrutural para uma piscina),
Taxa de ocupação no mês de Março / 09 : 65%
Responsabilidade social: além da reciclagem de lixo e alumínio, substituíram a energia elétrica por caldeiras com gás natural, economizam água com torneiras modernas de baixa vazão, e qdo o hospede esquece algo no quarto após 06 meses vão para doação de entidade credenciadas.
Departamento Marketing : se utiliza de mala direta, telemarketing, prospecção de mercado através de visitas, feiras, jornais, televisão e revistas.
Principais concorrentes: Bourbon, Confort, Normandi, Ecelsior e Jaraguá.
Lavanderia: Lavam 32 toneladas de roupa por mês (possuem 06 funcionários)
Gestão de RH: dentro do próprio hotel.
terça-feira, 28 de abril de 2009
sexta-feira, 24 de abril de 2009
NOTURNO - 23/04/09 - 10 aula
Comentários sobre a Visita Técnica ao San Raphael Hotéis. Elogios à decoração, equipamento, atendimento e, principalmente, à hospitalidade da Sra. Jô - Gerente de RH;
* Vídeo: Hotel no cinema - Senac;
* Processo de A&B: Fator de Correção; Controle de Estoque; Ficha Técnica; Apuração dos Custos - Cardápio; Custo Variável; Custo Fixo; Lucro Bruto; Lucro Líquido.
* Preparar check-list para elaboração de sanduíce frio que será montado na próxima aula, objetivando preenchimento de ficha técnica e formação de preço de venda;
* Solicitou-se fotos da infância, trazer na próxima aula.
* Redação: Quem sou eu?
AVISO - PALESTRA / 07/05/09
PALESTRA COM O DR. CAIO CORTEZ
"ESCLARECIMENTOS SOBRE A CONVENÇÃO" - DIREITOS DOS TRABALHADORES.
07/05/09 - 18 HORAS - ESCOLA DE HOTELARIA - SALA DE AULA
quarta-feira, 22 de abril de 2009
MATUTINO - 22/04/09 - 10 AULA
APURAÇÃO DOS CUSTOS - CARDÁPIO
CUSTO VARIÁVEL; LUCRO BRUTO; CUSTO FIXO; LUCRO LIQUIDO
PRÁTICA - SANDUÍCHE FRIO: CHECK LIST; FICHA TÉCNICA; ELABORAÇÃO.
PRÓXIMA AULA: LEMBRAR DE TRAZER FOTOS DE QUANDO CRIANÇA; RELATÓRIOS PENDENTES.
CUSTO VARIÁVEL; LUCRO BRUTO; CUSTO FIXO; LUCRO LIQUIDO
PRÁTICA - SANDUÍCHE FRIO: CHECK LIST; FICHA TÉCNICA; ELABORAÇÃO.
PRÓXIMA AULA: LEMBRAR DE TRAZER FOTOS DE QUANDO CRIANÇA; RELATÓRIOS PENDENTES.
MATUTINO - 15/04/09 - 9 AULA
* VÍDEO - COZINHA COMERCIAL
FATOR DE CORREÇÃOCONTROLE ESTOQUE
FICHA TECNICA
REDAÇÃO: QUEM SOU EU?
RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA SAN RAPHAEL
PALESTRA: COORDENADORA JANAÍNA
PRÓXIMA AULA: TRAZER FOTO DE QUANDO CRIANÇA; CHECK LIST P/ ELABORAÇÃO SANDUÍCHE FRIO - P/ PRÁTICA DA FICHA TÉCNICA.
Custos na produção de alimentos
O resultado, produtividade e lucratividade do setor estão condicionados à observância de alguns aspectos: comprar produtos de boa qualidade; controlar a compra das mercadorias: frescor, peso e preço; estocar as mercadorias em locais adequados; controlar as porções; controlar as aparas, perdas e lixo; usar as fichas técnicas; acompanhar a produção; fazer seguir os métodos de cocção.
Para se definir o preço de um prato faz-se necessário apurar o seu custo, que é o resultado da soma dos custos de mercadorias, mão-de-obra, gastos gerais, e da lucratividade desejada.
Em geral, um produto adquirido para a produção de um prato além do ingrediente básico que será transformado em alimento, outros itens serão refugados, como o caso de algumas cascas, sementes, cabos, peles, etc.
Há perda do produto decorrente do processo de transformação. Essa perda deve ser considerada para o cálculo do custo e na quantidade de materiais que deverá ser aplicada na produção para se obter um volume desejado no produto final por pessoa.
Para esse cálculo utiliza-se o índice do Fator de Correção:
Fator de Correção (FC) = peso bruto
peso líquido
Apuração dos custos e preços dos pratos do cardápio
- do livro: Restaurante: técnicas e processos de administração e operação, de Luiz C. Zenella e Índio Cândido. (p.293-298)
A análise dos pratos que compõem o cardápio abrande os seguintes aspectos:
· custo dos pratos;
· preços de venda;
· quantidade de pratos vendidos;
· lucratividade de cada prato;
· lucratividade total.
O resultado, produtividade e lucratividade do setor estão condicionados à observância de alguns aspectos: comprar produtos de boa qualidade; controlar a compra das mercadorias: frescor, peso e preço; estocar as mercadorias em locais adequados; controlar as porções; controlar as aparas, perdas e lixo; usar as fichas técnicas; acompanhar a produção; fazer seguir os métodos de cocção.
Para se definir o preço de um prato faz-se necessário apurar o seu custo, que é o resultado da soma dos custos de mercadorias, mão-de-obra, gastos gerais, e da lucratividade desejada.
Em geral, um produto adquirido para a produção de um prato além do ingrediente básico que será transformado em alimento, outros itens serão refugados, como o caso de algumas cascas, sementes, cabos, peles, etc.
Há perda do produto decorrente do processo de transformação. Essa perda deve ser considerada para o cálculo do custo e na quantidade de materiais que deverá ser aplicada na produção para se obter um volume desejado no produto final por pessoa.
Para esse cálculo utiliza-se o índice do Fator de Correção:
Fator de Correção (FC) = peso bruto
peso líquido
Apuração dos custos e preços dos pratos do cardápio
- do livro: Restaurante: técnicas e processos de administração e operação, de Luiz C. Zenella e Índio Cândido. (p.293-298)
A análise dos pratos que compõem o cardápio abrande os seguintes aspectos:
· custo dos pratos;
· preços de venda;
· quantidade de pratos vendidos;
· lucratividade de cada prato;
· lucratividade total.
9 aula - VESPERTINO - 14/04/09
aviso: Não haverá aula, no dia 21/04/09.
Solicitamos: foto de quando criança p/ próxima aula; fazer check-list para elaboração de sanduíche frio - prática de ficha técnica.
Conteúdo: Ficha de estoque / controle estoque; Ficha técnica; fator de correção; relatório visita técnica; redação: Quem sou eu?
Solicitamos: foto de quando criança p/ próxima aula; fazer check-list para elaboração de sanduíche frio - prática de ficha técnica.
Conteúdo: Ficha de estoque / controle estoque; Ficha técnica; fator de correção; relatório visita técnica; redação: Quem sou eu?
NOTURNO - VISITA TÉCNICA - 16/04/09
Cada visita ao San Rapahel é singular, apesar de já conhecer o equipamento, a excelência no atendimento, a hospitalidade da Sra. Jô e do Sr. Erivan, novas emoções formatam uma experiência única. Como que viajar no mundo, profundo, dos valores, aqueles recebidos no berço familiar, gravados em nosso DNA pelo criador, e que tantas vezes são subjugados nos lugares e tempos da sociedade globalizada. A guerra fria que muitas vezes, sem querer travamos, nos dias e noites nos quais buscamos o sentido da vida; nessa escola que é viver e sobreviver no mundo de homens, quase que, robotizados, amarelados de poder, usura e mentiras. Como ter a pureza da verdade, dos reais valores da vida, da plenitude de estar e ser vivo. Existe pessoa, existe alma, existe amor, Deus existe!
Deus existe porque o amor vence, a cada dia, a cada lágrima que ousamos chorar, a cada riso emocionado que permitimos nascer.
Aliás essa visita técnica, deve ter outro nome: Viagem à hospitalidade. Lugares como paraísos e pessoas como anjos. Como é bom ver na matéria a espiritualidade dos filhos de Deus. Encontrar luz em pessoas. Não têm preço, sim a inesquecível experiência de ser recebido com carinho, amor, dedicação; viver o tempo de pessoas tão especiais, participar de suas vidas, chorar sem dor, chorar o sentimento feliz de crer no amor.
Mais uma vez: Obrigada Jô! Que o criador continue conduzindo seus passos.
Te amamos
Celly, Áurea, Sandra, Ismael, Roseli, Lucia, Jacilia, Jacimar, Josimar, Tais, Cleiton, Adeci, Adriana, Ana Paula, Ari, Cíntia, Jorge, Luciana, Luana, Ailgon Viviani.
Deus existe porque o amor vence, a cada dia, a cada lágrima que ousamos chorar, a cada riso emocionado que permitimos nascer.
Aliás essa visita técnica, deve ter outro nome: Viagem à hospitalidade. Lugares como paraísos e pessoas como anjos. Como é bom ver na matéria a espiritualidade dos filhos de Deus. Encontrar luz em pessoas. Não têm preço, sim a inesquecível experiência de ser recebido com carinho, amor, dedicação; viver o tempo de pessoas tão especiais, participar de suas vidas, chorar sem dor, chorar o sentimento feliz de crer no amor.
Mais uma vez: Obrigada Jô! Que o criador continue conduzindo seus passos.
Te amamos
Celly, Áurea, Sandra, Ismael, Roseli, Lucia, Jacilia, Jacimar, Josimar, Tais, Cleiton, Adeci, Adriana, Ana Paula, Ari, Cíntia, Jorge, Luciana, Luana, Ailgon Viviani.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
8 a - MATUTINO - 08/04/09
VISITA TÉCNICA - SAN RAPHAEL HOTÉIS
Fomos recebidos pelo gerente geral Sr. Erivan Dantas e acompanhados pela Sra. Jô, gerente de RH.
Surpreendente. É a palavra que melhor expressa o atendimento que recebemos, durante a visita técnica realizada no San Raphael. O acolhimento, o carinho, a dedicação dos colaboradores e, em especial, do Sr. Erivan e da Sra. Jô, simplesmente supera qualquer expectativa. Durante duas horas pudemos conhecer as instalações do hotel, bem como saborear o coffee-break ‘up-grade” com todos os itens feitos na própria cozinha – d e l i c i a s – o restaurante, cuidadosamente decorado, miscigina aconchego e requinte, tradição e inovação. Surpreende o sabor, os sorrisos, o calor humano de toda equipe. Conhecemos e experimentamos a hospitalidade no seu sentido mais amplo. A Escola: professora e docentes agradecem a inesquecível lição de amor. Obrigada Jô. Grata Erivan. Parabéns a toda equipe San Raphael.
Fomos recebidos pelo gerente geral Sr. Erivan Dantas e acompanhados pela Sra. Jô, gerente de RH.
Surpreendente. É a palavra que melhor expressa o atendimento que recebemos, durante a visita técnica realizada no San Raphael. O acolhimento, o carinho, a dedicação dos colaboradores e, em especial, do Sr. Erivan e da Sra. Jô, simplesmente supera qualquer expectativa. Durante duas horas pudemos conhecer as instalações do hotel, bem como saborear o coffee-break ‘up-grade” com todos os itens feitos na própria cozinha – d e l i c i a s – o restaurante, cuidadosamente decorado, miscigina aconchego e requinte, tradição e inovação. Surpreende o sabor, os sorrisos, o calor humano de toda equipe. Conhecemos e experimentamos a hospitalidade no seu sentido mais amplo. A Escola: professora e docentes agradecem a inesquecível lição de amor. Obrigada Jô. Grata Erivan. Parabéns a toda equipe San Raphael.
8a aula - VESPERTINO - 07/04/2009
VISITA TÉCNICA - SAN RAPHAEL HOTÉIS
Fomos recebidos e acompanhados na visita pela gerente de RH, Sra. Jô.
Surpreendente. É a palavra que melhor expressa o atendimento que recebemos, durante a visita técnica realizada no San Raphael. O acolhimento, o carinho, a dedicação dos colaboradores e, em especial, da Sra. Jô, simplesmente supera qualquer expectativa. Durante duas horas pudemos conhecer as instalações do hotel, bem como saborear o coffee-break ‘up-grade” com todos os itens feitos na própria cozinha – d e l i c i a s – o restaurante, cuidadosamente decorado, miscigina aconchego e requinte, tradição e inovação. Surpreende o sabor, os sorrisos, o calor humano de toda equipe. Conhecemos e experimentamos a hospitalidade no seu sentido mais amplo. A Escola: professora e docentes agradecem a inesquecível lição de amor. Obrigada Jô.
Fomos recebidos e acompanhados na visita pela gerente de RH, Sra. Jô.
Surpreendente. É a palavra que melhor expressa o atendimento que recebemos, durante a visita técnica realizada no San Raphael. O acolhimento, o carinho, a dedicação dos colaboradores e, em especial, da Sra. Jô, simplesmente supera qualquer expectativa. Durante duas horas pudemos conhecer as instalações do hotel, bem como saborear o coffee-break ‘up-grade” com todos os itens feitos na própria cozinha – d e l i c i a s – o restaurante, cuidadosamente decorado, miscigina aconchego e requinte, tradição e inovação. Surpreende o sabor, os sorrisos, o calor humano de toda equipe. Conhecemos e experimentamos a hospitalidade no seu sentido mais amplo. A Escola: professora e docentes agradecem a inesquecível lição de amor. Obrigada Jô.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
7a aula - NOTURNO
Aviso: Nova data Visita Técnica: 16/04/09 - 18 horas - San Rapael Hotéis - Largo do Arouche, 150;
1) Entrega da atividade individual: comentários s/ palestra Sra. Janaína e o que espero desse curso;
2) Processo de Hospedagem: Governança - vídeo (treinamento de camareiras); Organograma do setor.
3) Apresentação trabalho em equipe: Prioridades na abertura de um negócio. Equipe 1 (Tais, Leomar, Cleiton, Ismael, Luciana e Sandra): Lanchonete temática "Amigos do Futebol" - diferenciais:inovação, decoração, uniforme, atendimento, cardápio variado (nome de times e jogadores); divulgação revistas especializadas e jornais esportes.
Equipe 2 (Jorge Peterson, Adeci, Mari, Aurea): Motel 'Desejos' - localização de fácil acesso - central - diferenciais: ampla recepção, sala espera, loja de conveniências, todas uhs com hidro e frigobar, motel boutique (cada uh com temática e decoração diferenciada: ex. suíte anos 60, suite Havai; suíte c/ sala estar e c/ sala p/festas c/ champagne, frutas, camisinhas com sabores, etc).
Equipe 3: (Zuleide, Adriana, Jacimar, Josimar, Lucia, Jacila, Marcelo) - Centro de Beleza e estética: diferenciais: Espaço p/ toda família (homens, mulheres e crianças); snock bar; cyber café, monitores p/crianças; atendimento rápido c/ agendamento; excelência no atendimento.
4) Apostila: Desenvolvimento Comportamental: Simulação de Perturbações Comportamentais e possiveis soluções - em equipe.
Equipe 1 - Case" Recepção"- (Arrogância e orgulho); Case "Restaurante" patologias - arrogância, inveja, apego; Case "UH" - apego (câmara).PRÓXIMA AULA - TRAZER CALCULADORA
quarta-feira, 1 de abril de 2009
7 aula - MATUTINO
Vídeo Hotec - Governança/Camareira; Organograma e funções da Governança; Governanta (perfil de liderança).
Trabalho em equipe: Desenvolvimento Comportamental x Perturbações Comportamentais.
Apresentações.
Fechamento - Mediação de conflitos e experiência de cada um.
Trabalho em equipe: Desenvolvimento Comportamental x Perturbações Comportamentais.
Apresentações.
Fechamento - Mediação de conflitos e experiência de cada um.
7 a aula - Vespertino
Lembrete: Próxima aula - Visita Técnica - San Raphael Hotel - Largo do Arouche,150 - 16 horas.
Vídeo: Governança/Hotec
Quadro: Organograma Governança & Perfil Governanta
Trabalho em Equipe: Desenvolvimento Comportamental
Apresentação das Equipes - Perturbações Comportamentais - Teatro
Equipe 1 (Edivaldo, Madalena, Sara, Michel, Ricardo) - Case "Apartamento triplo" - demonstraram estresse, arrogância, profissionalismo e mediação do conflito - Óh! timo!!!! Dez!
Equipe 2 (Silvaneide, Helio, Elton, Fabiana, Iracilda) - Case "chefe arrogante, egoísta e orgulhoso" e Case "funcionário ambicioso e sem ética" - Ótimo - D+ - Dez!
Equipe 3 (Niomedes, Dulcineide, Priscila, Vitor, Eulina) - Case - "Nova supervisora: medo de perder, insegurança, arrogância e o processo de transformação com humildade e liderança" - Ótimo + Mais q Dez!
OS TRABALHOS FORAM MARAVILHOSOS. PARABÉNS! FOI MUITO, MUITO LEGAL.
Vídeo: Governança/Hotec
Quadro: Organograma Governança & Perfil Governanta
Trabalho em Equipe: Desenvolvimento Comportamental
Apresentação das Equipes - Perturbações Comportamentais - Teatro
Equipe 1 (Edivaldo, Madalena, Sara, Michel, Ricardo) - Case "Apartamento triplo" - demonstraram estresse, arrogância, profissionalismo e mediação do conflito - Óh! timo!!!! Dez!
Equipe 2 (Silvaneide, Helio, Elton, Fabiana, Iracilda) - Case "chefe arrogante, egoísta e orgulhoso" e Case "funcionário ambicioso e sem ética" - Ótimo - D+ - Dez!
Equipe 3 (Niomedes, Dulcineide, Priscila, Vitor, Eulina) - Case - "Nova supervisora: medo de perder, insegurança, arrogância e o processo de transformação com humildade e liderança" - Ótimo + Mais q Dez!
OS TRABALHOS FORAM MARAVILHOSOS. PARABÉNS! FOI MUITO, MUITO LEGAL.
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