quarta-feira, 29 de abril de 2009

Relato de Visita Técnica ao San Raphael - Turma matutina

Agradeço à Cristiane pelo belo relato. Parabéns!! (mais um dez...) Segue o texto. Celly
Relatório : Visita Técnica Hotel San Raphael - Largo do Arouche – São Paulo
Data: 08/04/09 das 08:30hr às 11:00hr.

Por: Cristiane Valera

Fomos recepcionados pelo Gerente Geral Sr. Erivan Dantas que esta no San Raphael há 23 anos, nos falou um pouco sobre o hotel mas, principalmente nos mostrou o lado humano e sensível de como o hotel é administrado.
Depois desfrutamos de um delicioso coffee break, posteriormente fomos apresentados a Srta. Jô – Gerente de RH que esta no San Raphael há 33 anos uma profissional brilhante realmente uma gerente coach que utiliza-se de sua própria experiência para estimular, compreender e inspirar o outro a dar o melhor de si, que conhece realmente como gerenciar equipes, mantendo-a motivada e estimulada mostrando uma direção, credibilidade e um encorajamento genuíno liderado pelo coração pois, seus olhos brilham ao falar sobre sua profissão e do hotel.

O San Raphael hotel é realmente uma referencia para o mercado hoteleiro, pois visa a satisfação total dos clientes internos e externos.
Internos (profissionais – quadro de funcionários): onde trabalham com ética e respeito, se preocupam em manter os profissionais capacitados ( treinamentos semestral para chefes e gerentes – treinamento da habilidade operacional qdo necessário especifico para os departamentos governança, recepção, restaurante, cozinha, lavanderia e PABX – acompanhamento semanal com consultoria no depto de marketing e vendas – treinamentos trimestrais para todos os departamentos de atendimento ao cliente, motivação, comunicação, trabalho em equipe e administração do tempo), motivados (prêmios para camareira –andar mais limpo, garçom do mês, depto com zero reclamação dos hospedes) e comprometidos (através de incentivo de melhoria de cargos e salários dentro do próprio hotel – sua filosofia já que não terceirizam mão-de-obra pois, não compartilham dos valores do hotel), monitorando os resultados através de reuniões departamentais com o diretor pelo menos uma vez por mês, assim como através de pesquisa de opinião deixada em cada quarto (onde o hospede pode indicar um funcionário pelo atendimento e serviço prestado) e através desta pesquisa a cada indicação o funcionário recebe um certificado e é parabenizado publicamente, o funcionário que mais recebe indicações no final do ano recebe o prêmio de Funcionário Cortez do Ano e uma viagem de 04 dias com acompanhante. Outra particularidade interessante é a reciclagem de lixo e alumínio que alem de ser uma responsabilidade social o dinheiro vai sendo direcionado para uma conta que no final do ano se junta com o valor ofertado pela diretoria e se faz um festa maravilhosa de final de ano com direito a prêmios de primeira qualidade para os funcionários do hotel.
Externos (hospedes): Para os hospedes o San Raphael é extraordinário pois, se preocupa com os mínimos detalhes para que o hospede não sinta falta de nada, além de surpreendê-lo ( um hospede que sai antes do café da manhã se oferece o desjejum com a opção de levar o café da manhã em uma sacola ou até mesmo tomar o café no quarto ou então outro cuidado é qdo um hospede pede para ser acordado pelo hotel e o mesmo é chamado pelo nome, diz a temperatura e no caso de estar chovendo já é indicado aonde ele pode adquirir um guarda-chuva ) são estes pequenos cuidados que fazem a diferença.
Banheiro restaurante : possue listerine (para o caso do usuário ter uma reunião e ter esquecido a pasta e escova de dentes), maquina de limpar (polir) sapatos, banheiro para deficientes muito bem equipado.
Banheiros dos quartos: todos muito bem ventilados (claros), com hidromassagem.
Possuem 214 apartamentos (450 leitos): dentre eles temos quartos para alérgicos (não possuem tapetes), quartos para não fumantes, todos os quartos estão equipados com sinal para capitação de banda-larga wirelless, secador de cabelos, cofre individual (cód e senha independente criado pelo próprio cliente – além do cofre da recepção), frigobar abastecido, TV a cabo.
Alimentação (restaurante): Trabalham dentro do manual de procedimentos e de boas práticas de vigilância sanitária de alimentos, portanto, não sai nada quente abaixo de 90°C para consumo. Todos os produtos são etiquetados e se vier a ocorrer de algum cliente dizer que passou mal com algum alimento consumido no hotel, se consegue efetuar um laudo após analise do produto e comprovação da isenção do hotel perante o fato. Todos os fornecedores cadastrados também possuem as mesmas normas.
Preços: tentam praticar preços justos para o mercado mas, não conseguem abaixar muito pois, trabalham com toda a documentação em dia e produtos de ponta.
Licitações: Poucos hotéis no estado de São Paulo podem participar de licitações pois, não trabalham com toda documentação em dia e mais uma vez o San Raphael sai na frente e ganha varias licitações para convenções pois, além da ótima localização, possui ótimo espaço nas suítes e muito conforto.
Serviços oferecidos: hospedagens, convenções, restaurante, café da manhã, choperia, lavanderia, acordo com teatros, city tour, salão de cabeleireiros, bussines Center, serviço de concierge, telefonista bilíngüe, estacionamento e room sérvice 24hr.

Particularidades do Hotel San Raphael
Tipo: Negócios e Convenções
Proprietários: 02 (inclusive tivemos a grata surpresa de também conhecermos pessoalmente o Sr.Raphael, e neste momento tive absoluta certeza de como o San Raphael consegue ser o melhor hotel da cidade de SP desde 1970 pois, o Sr. Raphael tem uma aura muito boa e consegue transmitir credibilidade e confiança no olhar).
Classificação: 04 estrelas (somente não é 05 estrelas pois, não possui disponibilidade estrutural para uma piscina),
Taxa de ocupação no mês de Março / 09 : 65%
Responsabilidade social: além da reciclagem de lixo e alumínio, substituíram a energia elétrica por caldeiras com gás natural, economizam água com torneiras modernas de baixa vazão, e qdo o hospede esquece algo no quarto após 06 meses vão para doação de entidade credenciadas.
Departamento Marketing : se utiliza de mala direta, telemarketing, prospecção de mercado através de visitas, feiras, jornais, televisão e revistas.
Principais concorrentes: Bourbon, Confort, Normandi, Ecelsior e Jaraguá.
Lavanderia: Lavam 32 toneladas de roupa por mês (possuem 06 funcionários)
Gestão de RH: dentro do próprio hotel.

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