sexta-feira, 13 de março de 2009

4 AULA - MATUTINO - 11/03/09

1) vídeo - atendimento a clientes - Alfredo Rocha - comentários;
2) textos - administração; liderança; inteligências múltiplas e inteligência emocional
3) testes - canal auditivo, visual e cinestésico; inteligências múltiplas; e Há um Deus dentro de você (liderança);
4) resolução matemágica (desvendado por Cristiane)
5) Cases nos setores de A&B e Recepção - mediação de conflitos
Recepção: Francisca, Cristiane, Domingos, Nolita, Marlene, Acir e Elida;
A&B: Christian, Márcia, Vanderley, Maria das Graças, Márcio, Juliani, Francisca.
Durante a resolução dos 'cases' foram adicionadas informações, que iam sendo solicitadas pelas equipes, isto permitiu uma visão mais clara da questão. Após a solução das equipes fizemos uma reflexão geral. As equipes interagiram e contribuiram para uma solução mais abramngente, diagnosticando que havia falta de comunicação e atitude do pessoal da Recepção. Detectou-se a necessidade de se fazer reuniões entres os setores de Recepção, Governança e Comercial (Vendas); necessária realização de 'crosstraining'; esclarecer sobre a importância dos hóspedes corporativos (conquistado pelo setor de vendas), de não se perder de vista a missão do hotel (excelência no atendimento aos clientes)e dos diversos setores. Potencializar o engajamento dos recepcionistas, aproveitando o seu entusiasmo (jovens universitários) e motivação natural. No conflito entre o garçom e o cozinheiro (dois bons profissionais, em termos de conhecimento e habilidade), percebe-se, também, a necessidade da 'empatia corporativa' (treinamento cruzado) para que todos valorizem o trabalho e as dificuldades de cada setor (Cozinha e Restaurante). A falta de orientação ao comensal sobre as características do prato solicitado, demonstra uma relação conflitante entre os profissionais, provavelmente advinda da intolerância e da falta de compreensão das dificuldades de suas atividades. Uma conversa individual e depois com ambos, onde se deixasse clara a importância de suas funções, de suas habilidades e do necessário engajamento (Inteligência Emocional: Auto-conhecimento; auto-gerenciamento; auto-motivação;empatia e engajamento). Pudemos perceber a evolução das equipes e de seu inter-relacionamento. Mais uma vez estão todos de parabéns.Não houve tempo das equipes reunirem-se para o trabalho do evento. Fica para a próxima aula:Debate sobre globalização; reunião das equipes; relato de aulas; etc...até!
Vistei as anotações no caderno da Maria das Graças, quanto à tarefa sobre cidadania e direitos humanos. Recebi relatórios de aula, após verificação farei os comentários.

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