terça-feira, 11 de novembro de 2008

RELATO - LÍVIA GOMES - VISITA TÉCNICA

OBRIGADA LÍVIA E PARABÉNS!
Relatório de Visita Técnica ao San Raphael Hotel
Aluna: Lívia Gomes Turno: Vespertino

A visita ao San Raphael Hotel, aconteceu na tarde do dia 04/11/2008, toda a turma se encontrou lá mesmo no local, onde a nossa Profª Celly, já nos aguardava.
Logo de cara, já me impressionou a beleza “clássica” do lugar, com uma decoração de muito bom gosto, com uma recepção muito gentil e literalmente hospitaleira.
Desde os primeiros minutos, estivemos acompanhados por um clima de simpatia, hospitalidade, gentileza, e sorrisos, muitos sorrisos...
Fomos recepcionados por Jô, a Gerente de Recursos humanos do hotel.Uma pessoa muito amável e prestativa, além de nos receber, fez as honras da casa, nos acompanhando pelas dependências do equipamento.Jô nos presenteou logo no início da visita, com uma bela explanação sobre todo o funcionamento do hotel, sobre a forma de trabalho do grupo San Raphael, falou à respeito dos serviços oferecidos e tratou de um assunto muito presente em todas as aulas de administração: a hospitalidade. Tanto com o cliente externo (hóspedes), como com os clientes internos (funcionários e colaboradores).
Foi simplesmente o máximo!
Durante a nossa conversa informal com a Jô, tivemos o prazer de ter entre nós, mesmo que por poucos minutos, a ilustre presença de Madalena, (também colega de curso de Governança) uma das camareiras de lá. Que segundo a própria Governanta Lúcia (colega do curso de Administração) e a Jô, é um exemplo na sua função, sendo muito detalhista, e perfeccionista.
Sobre as dependências do hotel, simplesmente nenhuma ressalva a ser feita.Tudo o que pudemos ver estava muito limpo, cheiroso, e impecavelmente arrumado.
Recepção, lobby, banheiros do térreo, elevadores...
As unidades habitacionais que conhecemos, nos deram uma noção do restante do equipamento.A excelência do serviço hoteleiro materializada é isso que posso dizer.
Quartos arejados, claros, limpos, organizados, práticos, e além de tudo, unindo o conforto, a simplicidade numa completa harmonia. Uma decoração aconchegante e ao mesmo tempo contemporânea.
Uhs sem carpete, para pessoas alérgicas; uhs adaptadas para atender os hóspedes com necessidades especais; identificação em braile, nas entradas dos quartos e dos elevadores para deficientes visuais; e o melhor: funcionários treinados especialmente para atender a esse público.
Sempre visando a “satisfação total do cliente”, cada uh, possui um cartão, com o nome da camareira responsável pela limpeza e arrumação daquele andar, que diz o seguinte: “Bem vindo (a), meu nome é... eu estou aqui para deixar seu quarto limpo e confortável, se houver algo errado, por favor, fale comigo, ou com o departamento de governança. Disque o número 3 ou 8. Obrigada”, tanto em português, como em inglês.
Um dos diferenciais na qualidade dos serviços que o San Raphael oferece, é o fato de não terceirizar nenhum setor. Creio que esse processo dá um melhor controle para a administração do equipamento, tanto na parte financeira, como na qualidade propriamente dita.
O hotel possui, salão de beleza, padaria e confeitaria, lavanderia, restaurante, choperia, serviço de quarto 24 horas, Internet banda larga, business center e muito mais.
O hotel tem uma classificação de quatro estrelas, mas, oferece um serviço compatível com um hotel de cinco. O que falta para isso se modificar, é apenas uma piscina.
Apesar de ficar na zona central da cidade de São Paulo, lugar considerado perigoso, com muitos centros de compras próximos, sem sombra de dúvida, o que pude observar, é que é um equipamento fantástico. Desde a administração, até os funcionários.Com toda a certeza, esse hotel poderia estar em qualquer outro lugar dessa capital, que sá, do Brasil.
Durante toda a visita, ouvimos muito sobre o sistema de trabalho e sobre a hospitalidade, sempre é claro, com muita simpatia, além de falar, Jô nos deixava à vontade para nossos questionamentos, e nos respondia com muita gentileza. O destaque de nossa turma foi é claro Sérgio, com perguntas pertinentes, e muita sede de conhecimento.
Por fim, fomos ao restaurante, muito bonito e limpo como todo o resto do hotel.Jô nos explicou um pouco do funcionamento, e do que mais eu apreciei: o restaurante segue à risca, todas as normas de higiene exigidas pela Vigilância Sanitária.
Conversamos mais um pouco, tiramos fotos, conhecemos alguns garçons, e tomamos o nosso coffee break, que por sinal, estava divino.
Foi realmente fantástica essa visita, além do equipamento em si, das pessoas que lá nos receberam, a maravilhosa e agradável companhia da Profª Celly, e de toda a turma foi o que mais valeu à pena: o aprendizado em grupo, e todos sempre envoltos por uma sinergia maravilhosa.
Lívia Gomes




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