quinta-feira, 27 de novembro de 2008

16a aula - Matutino - 26/11/08

I) Interpretação de texto e experiência pessoal: Soneto da Fidelidade - Vinícius de Morais.
De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

II ) Resolução parcial do exercício página 88 - lançamento em razonetes.
III) Palestra Janaína - Dia internacional da Não-Violência contra a Mulher.
Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 10 de Dezembro, Dia Mundial da luta contra a AIDS e o dia 6 de dezembro, Dia do Massacre de Montreal.
Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
Fonte: Rede Feminista de Saúde, RedeFax, 26/2003.
6 de dezembro - Dia do Massacre de Montreal
O dia 6 de dezembro ficou conhecido como o dia do Massacre de Montreal em memória das 14 estudantes de engenharia que foram assassinadas (1989) em sala de aula, por um homem de 25 anos. AS 14 mulheres assassinadas tornaram-se um símbolo, uma representação trágica da injustiça praticada por homens violentos contra as mulheres. em 1991, o governo do Canadá proclamou o dia 6 de Dezembro como o Dia Nacional de Lembrança e Ação sobre a Violência contra as Mulheres.
Desde então, vários homens e grupos de homens e de mulheres reuniram-se em torno da Campanha do Laço Branco para dizer que nem todos os homens cometem violências contra as mulheres.
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
A data celebra a adoção, em 1948, pela ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra os judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.
É a partir dessa Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adoção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à proteção dos direitos funcamentais. Entre eles a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Descriminação contra a Mulher - CEDAW - adotada pelas Nações Unidas em 18 de dezembro de 1979.

Foi solicitado aos alunos que preparem uma apresentação sobre o tema, no dia 10/12/08.

Nenhum comentário: