quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atividade individual, por Cícera M. Biasoli

Agradeço a autorização para publicar sua atividade. Ficou lindo. Parabéns!

TRILHANDO A HOSPITALIDADE
13° Lição:
O restaurante ia crescendo a cada dia, seus clientes eram fiéis freqüentavam a casa com certa rotina. Quando não estavam acompanhados de amigos estavam com as famílias. O ambiente agradável, serviço de primeira e o atendimento acolhedor e sempre muito hospitaleiro. E isso fazia o diferencial em seu estabelecimento.
Mas de nada adianta, ter conhecimento, relacionamento e comportamento, se não souber o momento de colocá-los em pratica. E isso ele sabia muito bem.
14° Lição:
Dedicava-se totalmente ao trabalho, não poupava esforços. Às vezes ficava desfalcado de algum funcionário, não passava aperto, fazia o que fosse preciso, desde lavar louça, preparar um prato e até servir uma mesa. A vida ensinou-lhe muito.
Muitas noites, apesar do cansaço, demorava para adormecer. O trem de Ouro verde teimava em trilhar em suas lembranças. A saudade de mãe e dos irmãos apertava-lhe o peito e o nó na garganta o sufocava. Mas não se deixava abater. Pois tinha um propósito e teria que superar a ausência da família para poder atingir seus objetivos.
Saber separar a vida pessoal da profissional.
15° Lição:
Certo dia acordou decido a dar mais um passo importante em sua vida.
O restaurante estava indo bem. Seus funcionários eram responsáveis e correspondiam suas expectativas. Então decidiu retornar aos estudos, era um autodidata, mas não tinha formação universitária. E assim o fez.
Convocou uma reunião com os funcionários expos seu plano. Delegou a função de cada um e as responsabilidades durante sua ausência.
Dedicou-se com afinco aos estudos, mas não descuidando do restaurante em momento algum. Com muita dedicação, esforço e boa vontade, mais uma etapa de sua vida foi vencida. Chegou o grande dia.
O dia de sua formatura.
Não se acomode jamais!
16° Lição:
Após mais esta conquista, sentiu que havia chegado o momento de trazer sua família para junto de si. Não via a hora de poder vê-los e abraçar a todos.
E assim o fez.
Quando chegaram foi uma festa só. Acomodou-os em uma casa modesta, para que pudessem aos poucos ir se adaptando a uma nova cidade. Sentia-se mais tranqüilo e feliz com a presença da família.
17° Lição:
Depois de ver os seus irmãos empregados, já totalmente independentes, resolveu que estava na hora de constituir uma família. Havia conhecido uma moça que também era do ramo. Ela trabalhava como gerente de um restaurante bem conceituado. Tinham muito em comum, começaram a namorar, não demorou muito, pediu-a em casamento. Casou-se e depois de algum tempo sua esposa já gerenciava o restaurante.
Um dia foi surpreendido pela visita de um cliente muito especial, o Sr. Calasans, presidente da Escola de Hotelaria do SINTHORESP. Que havia sido fundada em 1993. E como o senhor Calasans tinha boas referências à seu respeito foi pessoalmente convidá-lo para fazer parte do corpo docente de sua escola. O curso que ele iria ministrar era gratuito e direcionado a associados e seus dependentes.
Não pensou duas vezes. Sentiu-se lisonjeado com o convite e mais uma vez o desafio estava lançado.
E como não poderia ser diferente, o nosso personagem, Professor Aparecido Wolf Molitor, exerceu mais esta profissão com eficiência e dedicação. Hoje o curso permanece na grade curricular da escola com nomenclatura atualizada. “Excelência em serviços de Restaurantes” e Excelência em serviços de Bares. Atualmente, a escola oferece uma diversidade de cursos relacionados a hospitalidade.
E para o nosso personagem acredito que só resta a lembrança do aroma lima da cidade que outrora deixou.
FIM

Cícera M.Biasoli

Nenhum comentário: