terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

2º Encontro Vespertino, 09/02/10

Assistimos: Motivando todos para as mudanças. Foi solicitado à Classe que falasse de suas experiências quanto às mudanças. A colega Angela comentou a sua própria dificuldade quanto ao uso da tecnologia. Fabio comentou, entre outros, que a todo momento temos que nos adaptar.
REcebemos a visita do Diretor Sr. Melo que palestrou sobre as oportunidades de 2014 e 2016.
Prosseguimos a aula.
A sala foi questionada: Quando é que percebemos que devemos mudar? A conclusão é que através do PDCA, ao planejar o primeiro passo e diagnosticar a situação presente, percebemos nela as oportunidades e ameaças (os pontos fortes e fracos; o positivo e o negativo). Ao Diagnosticar devemos utilizar o "TBC" ou seja observar 'in loco' o que está acontecendo, sair da nossa mesa e ver o que acontece no dia a dia da empresa, ou no nosso dia a dia. Após o diagnóstico temos que definir os objetivos (a missão) e estabelecer estratégias para alcançar esses objetivos.
A colega Ilsa aceitou dar um exemplo: no qual percebemos dois pontos negativos, ameaças:
Falta de senso de equipe e organização. A sala contribuiu com opiniões e a colega Cilene sugeriu que a empresa deveria fazer uma reunião, ou seja, acertou em cheio: Ouvir os colaboradores, pois são eles que conhecem as reais dificuldades da 'operação' da empresa. Empresas e pessoas que aprendem são aquelas que sabem ouvir, tornam essa informação em conhecimento e assim podem atuar sobre a situação 'problema' e agir corretivamente sobre ela.
Saber ouvir, além de de propiciar o processo de aprendizagem, também é um ato hospitaleiro, cidadão e ético. Ao sermos acolhidos encontramos nós mesmos a solução para muitos dos nossos males.
Tendo em vista o diagnóstico (falta de senso de equipe e organização) e após aprender a ouvir, poderemos elaborar um projeto de Treinamento e Desenvolvimento Humano, atuando com dinâmicas e integração com viagens prêmio ou cursos em hotéis (por exemplo). Com relação à organização, podemos utilizar a Teoria da Qualidade Total, a começar pelo Seire (missão), cada um deve saber qual a sua missão dentro do contexto, qual a missão da empresa, qual a missão do departamento, etc.
Atividade para casa:
Fazer um diagnóstico (pessoal ou profissional), estabelecendo objetivos e estratégias.
Fazer um relatório diário de despesas e receitas.

Atividade em Equipe: Trilhando a hospitalidade (p. 80)
Estabelecemos um desafio, apresentar o texto de forma teatral, ou narrativa, recontando a história.
a sala decidiu se dividir em 2 grupos. O primeiro grupo apresentaria as lições de 1 a 6; o segundo de 7 a 13.
Resultado: DEZ. Parabéns a todos.
Atividade Individual: continuar a história acrescentando 2 lições de vida.

BOM CARNAVAL e muito juízo!!!

Um comentário:

Ana Cristina disse...

A aula de hoje foi muito boa, assim como a primeira, quem faltou perdeu...
Como sempre, a professora Celly muito iluminada, nos fala de coisas que nos fazem refletir e que somos importantes para a sociedade e nos faz enxergar que sempre há estratégias para tudo, basta apenas diagnosticar qual é o problema.
Para mim esses encontros tem sido muito mais que aulas e sim uma terapia semanal...
Abraços a todos e um super beijo a professora Celly.
Que Deus continue iluminando a todos a cada dia.
Ana Cristina