sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

2º Encontro - Noturno, 18/02/10

Presentes: Tânia, Cleonice, Eraldo, Regina, Juliana, Neide, Junior, Maria Claudia, Ana Paula, Ivani, Esmeralda, Marcia, Maria Helena, Renata, Rosana, Keli, Raquel, Cristiana, Betina, Vanessa, Rosemeire, Elisa.
Quando é que percebemos que é hora de mudar?
Esmeralda respondeu: "Quando as coisas não fluem, dão errado ..."
Fazendo uma analogia com o dvd, onde o palestrante Alfredo Rocha, diz sobre a importância das mudanças constantes no mundo moderno, até como sobrevivência da empresa e como manutenção do emprego, percebemos que a única certeza que temos hoje "São as mudanças", a globalização, os avanços tecnológicos, transporte, comunicação, exigem um novo perfil pessoal e profissional.
Em uma empresa (hotel, restaurante, etc) a sobrevivência e o sucesso dependem de planejamento, este embasado em diagnósticos que nos deem uma visão clara do momento presente, dos pontos positivos e das ameaças diante do presente e do futuro, da concorrência, do contexto externo, da cultura interna, etc.
Focando o lado pessoal esse diagnóstico sugere um processo de autoconhecimento, o olhar sem máscaras para o espelho de noss'alma. Reconhecer nossos dons e fraquezas e enfrentar o medo, superar a zona de conforto que nos separa da plenitude e da evolução pessoal, espiritual e profissional.
O estudo da administração moderna, nos ensina que o autoconhecimento é condição 'sine qua non' para o processo de mudança, transformação e evolução. Os líderes do século XXI deverão ter o talento de 'ouvir' aprender com o que ouve e provocar o conhecimento corporativo e contribuir para a realização dos 'sonhos' dos seus liderados.
É preciso enfrentar o medo do desconhecido, abrir-se, ousar, acreditar na luz e na prosperidade do universo.
Após esse primeiro momento de reflexão, como ingressaram novos colegas, nos apresentamos novamente, lendo as mensagens. Foram todos bemvindos!
Vimos um modelo simples de fluxo de caixa com uma coluna para as previsões e outra para o realizado, usamos o exemplo da Choperia do Eraldo, que gentilmente nos forneceu alguns números para a simulação.
A sala ajudou a pensar no carrinho de churros da Rosemeire, na colega da Neide que não quer mudar, evoluir, apenas reclama... Enfim o processo de evolução é pessoal e intransferível, só quem realmente quiser mudar "Quem pedir, quem bater, quem buscar... lhe será dado..."
A terceira parte do encontro foi o desafio: "Trilhando a hospitalidade", uma história real, da qual os grupos deverão extrair sua essência, recontando em forma de narrativa, teatro, ou outra forma criativa.
Atividade individual: leitura da apostila: p. 17/21 e 86/94
A sala foi dividida em 4 equipes, sendo que cada uma delas ficaria com 3 lições de vida, da história, a saber:
Equipe Lição 1/3: Rosemeire, Vanessa, Cristiana, Raquel, Betina e Kelly
Equipe Lição 4/6: Elisa, Ana, Tânia, Juliana e Cleonice
Equipe Lição 7/9: Eraldo, Regina, Neide, Junior e Rosana
Equipe Lição 10/12: Ivani, Marcia, Esmeralda, Maria Claudia, Renata e Maria Helena.
A atividade cumpriu sua missão de integração das equipes e do desenvolvimento de leitura, interpretação e entendimento - comunicação eficaz.
Parabéns!
até quinta

Nenhum comentário: