quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

2º encontro matutino, 10/02/10

Fizemos um brainstorming com o tema 'mudanças', a partir da palestra de Alfredo Rocha: Motivando para mudanças.
Presentes: Ana Kezia, Nildo, Cícera, Fabricia, Jozinaldo, Antonio, Margarida, Jackson e Douglas.
Tanto a pessoa física como a pessoa jurídica podem aprender a aprender, uma das habilidades para tal fim é a de saber ouvir. As organizações que aprendem são aquelas que estão abertas às necessidades dos seus colaboradores e clientes, se forem sensíveis ao que falam, às suas experiências e agregarem valor ao seu produto/serviço, a partir de uma base sustentável.
Quando se deseja planejar há que se diagnosticar a situação presente para alavancá-la à situação desejavel no futuro. Autoconhecimento (da pessoa ou empresa), supõe a´percepção dos seus pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças à sua plena existência.
O processo deve iniciar-se pela clareza quanto à missão que esta pessoa, essa empresa ou esse tal departamento têm no contexto interno e externo.
A colega Margarida dividiu um pouco de sua experiência, contribuiu com uma situação diagnosticada no hotel em que trabalhava:
"não conheciamos o nosso mercado, o nosso cliente", pudemos, então, a partir da situação diagnósticada traçar um objetivo: "Excelência no Atendimento ao Cliente" e uma estratégia: pesquisa de opinião, ouvir o cliente e o colaborador (aquele do chão de fábrica, aquele que atende diretamente o cliente, enfim aquele que conhece o dia a dia, a operação...) fazer da informação o conhecimento necessário para agir corretivamente.
Atividade em grupo: trilhando a hospitalidade. Por sugestão da Ana Kezia, dividiu-se a sala em dois grupos. Pudemos perceber algumas dificuldades para harmonizar ou mediar as opiniões, mais ao final o desafio foi superado e atividade apresentou resultado satisfatório, tanto quanto à integração das equipes, como a manifestação de lideranças situacionais.
Atividades individuais:
Elaborar diagnóstico, objetivo e estratégia para um plano pessoal ou profissional;
Anotar despesas e receitas no seu dia a dia;
Continuar a história do "trilhando à hospitalidade" acrescentando mais duas lições de vida.

Bom carnaval...

Nenhum comentário: