sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NOTURNO - 27/08/09 - 4º encontro

Presentes: 1) Adriana Carla dos Santos Quintiliano; 2) Antonio Soares; 3) Beatriz Marques dos Reis; 4) Camila Xavier Costa; 5) Carla Vanessa Barros da Silva; 6) Carlos Antonio da Silva; 7) Claudecir dos Santos Silva; 8) Claudio Roberto de Jesus; 9) Cleusa Rocha; 10) Dione dos Santos Silva; 11) Emerson Ribeiro da Silva; 12) Englety Lúcia do Carmo Souza; 13) Erick Silva do CArmo; 14) Francisca Maria Santos da Costa; 15) Frank Santos Xavier; 16) Isamara Vieira Ferreira Silva; 17) Jose Augusto Lima; 18) Maria Aparecida de Souza Lima; 19) Michele de Andrade Silva; 20) Moises Antonio do Nascimento; 21) Rogério da Silva Santos; 22) Rozidete Barreto dos Santos; 23) Sonia Maria Santiano Azevedo; 24) Tatiana Cristina Ferreira de Souza; 25) Vagner Fronzoni Sans; 26) Viviane Pereira de Oliveira; 27) Regiane; 28) Viviani Sachse.

I- Processo Comercial: Marketing & Vendas
1)Características dos Serviços: Intangibilidade; Inseparabilidade; Variabilidade; Perecibilidade;
2) Case Real: Accor Hotels - Vendas e Marketing, por Paulo Salvador, diretor de Marketing e Vendas. Introdução da marca Mercure, de categoria midscale, no Brasil, com a abertura do Mercure Grande Hotel São Paulo Ibirapuera, em 1998. Os quatro pilares fundamentais do marketing: produto/serviço; distribuição; promoção e preço.
Empreendimento moderno, com tecnologia de ponta e instalações confortáveis. Distribuição utilizou todos os recursos tecnológicos, em todos os sistemas eletrônicos de reservas. Na área comercial (informações detalhadas sobre a concorrência p/ destacar os seus diferencias), promoção de vendas (tarifas competitivas, envolvimento dos agentes de viagem), marketing direto e assessoria de imprensa. Soft opening com diárias 40% inferiores às da concorrência.
3) Indicadores do desempenho do hotel: Diária Média; Rev.Par; Taxa de Ocupação; Market Share. Vide apostila da página 22 à 25;
4) Artigo: RevPar: indicador relativo - Paulo Melega;
5) Atividade em equipes: Sua equipe vai abrir um "negócio", definam suas prioridades:
a) Emerson, Viviane, Carlos, Bia, Isamara, Cleusa, Tatiana, Rozi:Restaurante - Bistro; Público a/b; Localização: Jardins; Produto/Serviços (diferenciais: carta de vinhos franceses; política de gestão ambiental [reciclagem óleo, lixo;controle consumo energia) e responsabilidade social]; Estrutura administrativa (tecnologia; treinamentos) Fornecedores/parceiros (qualidade e comprometimento), Abrir capital - bolsa de valores; Promoção: Tv, revistas, folders, Estrutura paraEventos; Política comercial foca a fidelização dos clientes.
Missão: atender com excelência. Retorno do Investimento em 3 anos; planejamento estratégico: abrir filiais a médio e longo prazos.
b) Moises, Antonio, Claudemir, Camila, Francisca, Adriana e Viviane S.L.: Pub Liverpool; Localização: Ibirapuera (av. Brasil), com estacionamento exclusivo; diferenciais: Jogos de mesa, sinuca, dardos, happy hours, cervejas do mundo todo, cerveja artesal compondo a decoração da casa; permuta com jornalistas (cocktais cortesia); música ao vivo; administração focada na valorização dos talentos (benefícios, treinamentos motivacionais) consequente satisfação do cliente, promoção diferenciada p/ q os fumantes voltem (segredo).
c) Englety, Michele, Claudio, Vagner, Erick, Regiane, Frank: R.B.Maia - Restaurante & Bar, com 3 ambientes (2 salões p/ eventos 1 salão restaurante piso térreo); Happy hour, música ao vivo 5a e 6a; cardápios diferenciados e flexiveis às demandas; Promotor de Eventos, reservas, flexibilidade para atender expectativas dos clientes; divulgação mala direta. Política de descontos; gestão de rh (treinamentos visando excelencia atendimento, funcionário do mês). Localização Centro novo (av. Paulista);
d) Augusto, Carla, Rogerio, Dione, Maria, Sonia: Restaurante Vegetariano; Público alvo (vegetarianos, curiosos na tendência de alimentação saudável; outros em potencial - Classe A/B);
produtos orgânicos; excelência no atendimento; Preços correspondentes ao valor; Divulgação: Academias, midia geral, permutas jornalistas, midia aeroporto, visitas a parques - esportes radicais. Pesquisa de mercado. Posicionamento da marca focando diferenciais; rigidez na escolha dos fornecedores; profissionais especializados nos serviços ; visão: Qualidade de Vida.

PARABÉNS PELA ATIVIDADE.
Próximo encontro: fechamento do tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entendo que aulas do nivel desta que tivemos na ultima quinta-feira dia 27/08/09,com atividade prática e de criação,desenvolve em nós a capacidade de interagir com as demais estrelas e nos ajuda a desenvolver nossa capacidade de construção.

Parabens,à Profª Celly.

Augusto Lima