quarta-feira, 24 de setembro de 2008

7a aula - vespertino - 23/09/08

1) Relatos s/ Equipotel; 2) Relatos s/ filme "à procura da felicidade" e sua relação com o Desenvolvimento Comportamental - Nossa colega Livia ficou de encaminhar seu relatório para o Blog, pois ela conseguiu unir a temática do filme com os temas desenvolvimentos no curso - ficou excelente.
3) Solicitei que trouxessem na próxima aula os folhetos da feira para montarem o cadastro de fornecedores, bem como trouxessem calculadora, pois começaremos a fazer cálculos. 4) Desenvolvemos o tema inteligência emocional, acompanhando a apostila e refletindo experiências do dia-a-dia. 5) As equipes simularam situações no ambiente hoteleiro, nas quais ocorreram as 'pertubações comportamentais' elencadas à pg. 56 da apostila. Seguiu-se depoimentos riquissimos que evidenciaram a importância do auto-conhecimento e da mediação no ambiente profissional (mesmo pessoal), para obtenção de melhores resultados nas relações. Um relato muito comovente foi feito pela Lúcia, a partir da simulação intitulada ' A toalha', no qual refletimos a questão da culpa, da vingança, do reconhecimento do erro e da efetiva correção de comportamentos.
6) Foi apresentada a Estrutura Organizacional dos empreendimentos hoteleiros (pg. 58), seguida da apresentação de um organograma tradicional, refletiu-se sobre a questão da delegação (empowerment), a importância da transparência, comunicação e desenvolvimento humano.
7) Solicitei que estudassem o tema Planejamento Hoteleiro (Anexo no Blog), e respondessem o que é planejamento hoteleiro.
8) O tema Processo comercial - Marketing e Vendas, foi iniciado através de um exercício no qual os grupos deveriam elencar as prioridades quando da intenção de empreender um negócio no ramo da hospitalidade (bar, restaurante, pousada, hotel...), a partir dos tópicos: Acesso; ambientação & designer; atendimento (atenção, cortesia, simpatia, ...); conforto; diversidade; divulgação; higiene; horário flexivel; localização; música; preço; público-alvo; qualidade dos produtos (A&B); quantidade das porções; tipologia do negócio (tipo/categoria: bar, restaurante...); rápidez; reposição de utensílios; segurança; uniforme dos funcionarios; e outros não citados.
A conclusão será apresentada na próxima aula.

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