quarta-feira, 10 de setembro de 2008

5a aula - (vespertino - 09/09; matutino 10/09 e noturno 11/09/08

PANORAMA HOTELEIRO - CONTINUAÇÃO - APOSTILA PARTE II

1) AVISO EQUIPOTEL - Nos dias 15,16 e 17 - Evento lotado para estudantes, conseguimos credencial só para dia 18. portanto no dia 16 e 17 - haverá apresentação do vídeo "Em busca da felicidade" (em sala de aula) e os alunos que conseguiram credencial como profissionais ficam livres para o evento, nos horários e dias de sua preferência.

2) Gestão de Pequenos Meios de Hospedagem - dvd Sebrae. Destacamos os seguintes pontos, apresentados no filme: Pesquisa de mercado; definição do público; divulgação; fornecedores; eventos; fidelização; concorrência (novo paradigma - parcerias/associações); entorno (trabalhar a região, o destino turístico como um todo - clusters); valor das pessoas - como parte da experiência vivida pelo turista/hóspede - a questão do envolvimento da equipe, a qualidade deve estar internalizada para se tornar atitude eficaz - a busca da qualidade total (exemplo do 5S's - começando por manter o que for útil e descartar o que for desnecessário); a importância do planejamento financeiro (custos e receitas - fluxo de caixa - sazonalidade); Manutenção e respeito ao meio ambiente (refletir os padrões de consumo - economia de água, luz, reciclagem, etc); plano de marketing.
3) Apostila parte II - continuação do panorama hoteleiro: Ler e resumir - pg. 17 à 53 - Destacamos em aula:
* Perfil profissional (na era do conhecimento; globalização; século XXI) - FLEXIBILIDADE (generalista/especialista)
* Paradoxos: Concentração x fragmentação: Escalas de investimentos para liderança tecnológica leva à concentração (redes) [para oferecer simplicidade aos clientes, sistemas complexos são criados, o que envolve pesquisa e desenvolvimento]. A busca da eficácia (eficiência e eficácia) leva à fragmentação (quanto mais complexa a atividade mais exige a definição de etapas - divisão de tarefas - e gerenciamento - coordenação das partes para atingir objetivo do todo) - na hospitalidade essa fragmentação envolve franquias, tercerização e informalização (informalização - perigo de perder direitos trabalhistas adquiridos - pressão do capitalismo e globalização sobre os trabalhadores e seus sindicatos). Como conseqüência vemos profundas transformações nos processos produtivos (operacionais), na distribuição (logística) e no gerenciamento. Necessidade de buscar alianças estratégicas, projetos de colaboração, força tarefa (ad hoc - adhocracia).
Características dos empreendimentos hoteleiros:
*São intensivos em Capital----------- Financeiro e Humano (Mão-de-obra pensante);
*Atividade ininterrupta (nunca fecha, não há tempo de descanso - é preciso manter todo o equipamento em perfeito funcionamento - manutenção preventiva; prever o desgaste humano - políticas que potencializem à motivação);
*Oferta inflexivel - perecibilidade, não estocável;
*Variabilidade (depende de quem presta e recebe o serviço - o ser humano é variável - não previsível - não robótico);
*Inseparabilidade - a experiência vivida pelo hóspede/cliente - está ligada às pessoas que prestaram os serviços - o produto "hotel" não é separado da pessoa que presta o serviço;
* intangibilidade - a hospitalidade não é um produto que se leva para casa, que se possa tocar, cheirar, é uma experiência que se carrega n'alma, por isso envolve emoções, carinho, prazer, envolvimento, etc...
A segmentação no mercado se dá através das marcas e bandeiras - estrelas - público que visa atender (hotéis econômicos, de negócios, de eventos, de luxo, de lazer, pousadas, rurais, resorts, etc...)
* Separação da propriedade e da gestão; profissionalização: Investimentos imobiliários e investimentos na gestão. Contratos de Administração, franquia.
4) Administrar: Planejar (fixar objetivos); Analisar (conhecer os problemas, desafios, gargalos, oportunidades); Solucionar (alavancar); Organizar (alocar recursos materiais, financeiros, humanos); COMUNICAR (capacidade de inter-relacionamento, LIDERAR, potencializar a motivação - a busca do CHI - energia vital); Negociar (mediar); Decidir; Avaliar (controlar, mensurar, mudar (sim, não).
ATIVIDADE EM EQUIPE: A BUSCA DO CHI (ADHOCRACIA - AD HOC - FORÇA TAREFA)
Situação: Eu (Celly) Gerente Geral do hotel ...."Z"... preciso escalar minha equipe.
Desafios: 1) Montar cadastro de fornecedores (utilizando a visita à Equipotel); 2) Eloborar um evento (no papel e realizá-lo - em parte - no final do curso), as equipes definirão a temática e tipologia do evento, é necessário que haja serviço de Alimentos e Bebidas (por mais simples que seja, pois deverão elaborar a Ficha Técnica dos pratos); 3) Pensar em um fluxo para o processo administrativo; desde a solicitação dos produtos (Compras/almoxarifado), recebimento, estocagem e distribuição dos materiais, até a controladoria (estoque, caixa contas a pagar/receber, escrita fiscal, contabilidade...) 4) Elaborar Ordem de SErviço - formas de recebimento (setores envolvidos), check-list p/ evento; ficha técnica (A&B); 5) Hospedagem (reservas), etc...
Esses itens serão desenvolvidos durante o curso à medida que os conteúdos fiquem claros. Para próxima aula - Cadastro dos fornecedores. Para hoje pensar no evento, reunir equipes, distribuir tarefas, discutir o evento, perceber problemas, mediar conflitos e observar o surgimento de lideranças.

A atividade trouxe resultados diferentes em cada uma das turmas. e serão comentados em sala de aula - conforme desenvolvimento das equipes.
O aprendizado foi bastante satisfatório - na visão da facilitadora. Aguardo comentários no Blog.
Parabéns às equipes.

2 comentários:

Uiliam Pires disse...

Q pena, Infelismente não estava presente nessa aula..

Mais uma Vez, Uma Super Aula da Prof nota 10.

KIKA ALVES disse...

oiii infelizmente naum pude estar presente nessa aula,mais tenhu certeza q foi mais uma aula maravilhosa assim como todas as outras,agradeço tds os dias por fazer parte dessa turma e de estar aprendendo naum só a me tornar uma proffissional melhor como tbm a me tornar uma pessoa melhor,celly vc é10,naum vc é 100,na verdade vc é 1000,nossa dexa eu para pq os numeros saum infinitos rsrsrsrs....